Implantes Hormonais
Os implantes hormonais se popularizaram nos últimos tempos porque são umaforma eficiente para realizar o tratamento de disfunções hormonais. Eles se dividem em dois tipos: os não absorvíveis e absorvíveis.
Os implantes bioabsorvíveis, tem a duração média de 6 meses, o organismo é capaz de absorve-los, isto é, não precisa de intervenção cirúrgica para ser retira-lo do corpo.
Já os implantes não absorvíveis duram, em média, um ano. São tubos de silicone implantados de maneira subcutânea. Além disso, por conta do material (silicone), deve-se retira-lo do corpo após o tempo determinado
Esses implantes são inseridos por meio de uma pequena incisão na região glútea superior principalmente (região em que a cicatriz fique escondida pelo vestuário), após anestesia local, com auxílio de uma cânula de aço cirúrgico. É uma técnica simples e indolor, porém, deve ser realizada por profissional capacitado.
Os implantes hormonais são indicados no tratamento da reposição hormonal masculina e feminina como casos de Disfunção androgênica do envelhecimento masculino (DAEM), menopausa e climatério. Também podem ser utilizados em quadros de disfunções sexuais relacionadas a distúrbios hormonais, tratamento de endometriose, síndrome do ovário policístico (SOP) , anticoncepção pacientes que buscam amenorréia (parar de menstruar)
E por que usar os implantes ao invés de um gel transdérmico ou injeções?
Bom, o implante é uma boaopção pela melhor aderência, absorção e estabilidade, por não precisar ficar aplicando injeções e passando um gel/creme na pele todos os dias que pode entrar em contato com seu marido/esposa e filhos, e por não ter a 1ª passagem no seu fígado
Alguns implantes hormonais sintéticos tiveram e ainda tem seu nome usado de forma errônea, como é o caso da gestrinona, conhecida como “chip da beleza”, devido a suas características de aumento de massa magra, diminuição da gordura corporal, diminuição de celulites, além de aumentar os níveis de testosterona livre na mulher, trazendo assim outros benefícios como o aumento da libido. A nomenclatura correta seria de implante hormonal e a ideia principal de tratamento com gestrinona seria para os casos endometriose. Muitos estudos já relatam a eficácia e segurança da gestrinona para este tipo de tratamento
Além da gestrinona outros hormônios que estão disponíveis na forma de implantes são Testosterona, Estradiol, Progesterona, Oxandrolona podendo ser utilizados de acordo com seu quadro clinico e indicações terapêuticas.
