Skip links

Por que a abdominoplastia pode ser necessária para corrigir a diástase abdominal

Dr Eduardo Nunes

A diástase abdominal é uma condição que provoca a separação dos músculos do abdome, frequentemente ocorrendo durante a gravidez.

Mas essa condição também pode surgir em pessoas que ganharam muito peso rapidamente ou em pessoas com doenças que acarretam deficiência no colágeno. 

Para muitos pacientes que sofrem de diástase abdominal severa, a abdominoplastia tem se tornado a solução ideal. Mas por quê? É o que explico no artigo abaixo.

O que é diástase abdominal?

A diástase abdominal, originada do grego “diastasis”, significa separação. Mais especificamente, refere-se à separação dos músculos do abdome, frequentemente a musculatura reto abdominal.

Essa condição ocorre quando os músculos abdominais se alongam devido ao aumento do útero durante a gravidez, resultando no afastamento do músculo reto abdominal. 

Porém, pessoas que tiveram um ganho ou perda de peso brusco, ou indivíduos com distúrbios na produção de colágeno, doenças pulmonares crônicas e até mesmo diabetes, também podem desenvolver a diástase abdominal.

Como identificar a diástase abdominal?

A diástase abdominal pode se manifestar através de um abdome abaulado, mesmo em pessoas magras. 

Outros sinais incluem comprometimento do contorno corporal com a diminuição da cintura e o surgimento de uma protuberância vertical no meio da musculatura do abdômen durante algum esforço físico, como pegar objetos pesados, tossir, espirrar ou se sentar. 

Esses sintomas podem ser acompanhados de dificuldade para andar e dores nas costas, nádegas e pernas, devido à sobrecarga dessas musculaturas para suprir os músculos do abdômen.

Mas, é importante frisar que apenas um profissional especializado pode realizar o diagnóstico correto e determinar se a cirurgia é o melhor caminho a seguir.

Abdominoplastia como tratamento para a diástase abdominal

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que retira o excesso de pele e gordura do abdome, e, no caso da diástase abdominal, reaproxima a musculatura abdominal, promovendo o fechamento da diástase. 

Isso acontece quando exercícios, dietas ou o uso de cintas abdominais não são suficientes para reverter o quadro.

O procedimento da abdominoplastia

Na abdominoplastia, primeiramente a paciente é anestesiada, o que pode ser feito com anestesia geral ou peridural. 

Em seguida, é feita uma incisão transversal no abdome inferior, descola a pele até próximo às costelas e localiza onde ocorreu a diástase. 

Ele aproximamos os músculos por meio de uma sutura, restaurando a integridade do abdômen. Se necessário e de acordo com a vontade da paciente, removemos o excesso de pele e gordura, assim como as estrias e a flacidez, remodelando todo o abdômen e devolvendo ao paciente uma silhueta firme, forte e harmoniosa.

Os benefícios dessa técnica incluem:

  • restauração da musculatura abdominal
  • eliminação de gordura localizada
  • diminuição de flacidez e estrias na região abdominal
  • recuperação da cintura
  • melhora da autoestima 
  • alívio das dores causadas pela diástase

Além disso, se retoma o contorno corporal harmônico e jovial.

Contraindicações e cuidados após a cirurgia

A abdominoplastia é contraindicada para mulheres que têm planos de engravidar, uma vez que é provável que a diástase ocorra novamente devido ao crescimento do útero. 

Pessoas com distúrbios de coagulação, colagenoses e fumantes também devem ter sua condição avaliada pelo especialista.

Após a cirurgia, a paciente deve usar uma cinta abdominal por pelo menos um mês e evitar esforços físicos por um período de 40 dias, assim como exposição ao sol. É fundamental manter os curativos sempre limpos e dormir de barriga para cima durante algumas semanas. O acompanhamento médico é obrigatório ao longo do período de recuperação.

Leia também::: Lipo HD em homens: resultados estéticos, cuidados e indicações

Tenha sua melhor versão

A abdominoplastia, além de ser uma cirurgia estética, é um procedimento reparador que possibilita reverter processos indesejados, melhorar a autoestima e a qualidade de vida e diminuir o desconforto. 

Lembrando sempre que apenas um profissional especializado é capaz de avaliar e indicar o tratamento adequado.

Não deixe de se informar sobre cirurgias plásticas, intervenções estéticas, saúde e autoestima. Siga meu perfil no Instagram e saiba mais sobre procedimentos estéticos para ter o corpo que sempre sonhou!

Leave a comment

Respeitamos sua privacidade! Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.