Cuidados com a pele no inverno
Sabemos que no inverno, devido às temperaturas mais frias e queda da umidade do ar, nossa pele tende a ficar mais ressecada. Nessa época, também é comum tomarmos banhos mais quentes, que acabam removendo a barreira lipídica cutânea, a qual mantém o equilíbrio de entrada e saída de substâncias da pele, protegendo-nos de agressões externas.
Uma pele fragilizada, com uma barreira de proteção comprometida, pode desenvolver doenças como eczemas e dermatite atópica, gerando coceira, aparecimento de fissuras e escoriações que favorecem a entrada de microrganismos como fungos e bactérias, podendo provocar infecções cutâneas.
Por isso, tanto a pele do rosto quanto a do corpo precisam de cuidados constantes no inverno. É essencial mantê-la sempre hidratada e priorizar uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, para prevenir o envelhecimento cutâneo.
E não esqueça de manter uma ingesta hídrica adequada, pois sem água nosso corpo não consegue conservar a hidratação da pele, independente do hidratante que usemos! Para as pessoas que têm dificuldade em tomar muita água em climas frios, experimente incluir chás na sua rotina!
Aqui vão 8 dicas infalíveis para esse período de friozinho que nos aguarda:
1. Evite banhos muito quentes e tome banhos mais rápidos
2. Evite se ensaboar demais e evite as buchas nesta época
3. Hidrate a pele logo após o banho, pois o vapor do banho e a pele ainda úmida favorecem a penetração dos cremes
4. Não esqueça também de hidratar os lábios com hidratantes específicos para a região, eles também merecem cuidados!
5. Beba no mínimo 2 litros de água por dia e mantenha uma alimentação saudável
6. Para peles oleosas, evite usar hidratante comum nas áreas do rosto, priorize fórmulas oil free nas áreas de maior oleosidade, como zona T e tórax
7. E não esqueça: seja inverno ou verão, dia chuvoso ou ensolarado: use filtro solar todos os dias! O protetor solar é indispensável em qualquer estação do ano!
8. E por último, aproveite o clima de inverno para realizar alguns tratamentos dermatológicos que devem ser evitados durante o verão! Consulte seu dermatologista e invista nos tratamentos como peelings e lasers e prepare sua pele para as próximas estações do ano!